terça-feira, 24 de março de 2020

Para que serve um sistema ERP

O que é ERP - Crianto
Primeiramente, o que é um ERP?

ERP nada mais é do que o acrônimo de Enterprise Resource Planning, que em tradução direta seria "Sistema Integrado de Gestão Empresarial" e é um software corporativo, capaz de controlar de maneira sincronizada todos os dados da empresa, transformando-os em informações que serão utilizadas pelas áreas de vendas, finanças, compras, produção, logística, fiscal, contábil, estoque etc.


Uma meta importante de todos ERPs é facilitar o fluxo da informação de uma organização e otimizar nas tomadas de decisões dentro da mesma. Isso é feito através de coleta dos dados inseridos de diferentes formas e que são organizados diante da análise, fluxograma e ordenação em níveis aos quais o negócio gira.

Independente do tamanho da organização, uma coisa pode-se ter certeza: a tecnologia e uso de ferramentas de gestão são fundamentais para a operação e análise qualquer negócio. Sendo assim, as empresas acabam usando sistemas e/ou planilhas das mais diversas variedades, de acordo com sua área de atuação e passam a se beneficiar daquilo que a ferramenta venha a oferecer, como por exemplo:
  • Melhores tomadas de decisões.
O primeiro grande benefício da adoção de um software ERP é a otimização do planejamento e do desenvolvimento do negócio que o mesmo vá proporcionar.

Como o sistema organiza enormes quantidades de dados fundamentais para a empresa, seu uso possibilita uma melhor análise, facilitando a tomada de decisões.
  • Processos mais rápidos.

Processos internos são automatizados e desburocratizados pela a tecnologia que vem a ser bem aplicada, tornando-os mais ágeis e eficientes. Isso ocorre porque o sistema processa muitos dados de forma simultânea, gerando informações em todos os níveis, agilizando o acesso e o compartilhamento online entre os interessados.

Dessa forma, a automação de processos também permite diminuição nos tempos de resposta para os fornecedores, clientes e a todos que se envolvem com a empresa, além do maior controle dos recursos, prazos e outros fatores na operação, facilitando o cumprimento das tarefas e ganho de produtividade.
  • Mais segurança da informação.
O uso de um ERP pode concentrar em um único lugar ou banco de dados informações sobre processos, prazos, fluxo de caixa, contabilidade, compras, estoque, auditorias, obrigações legais, fiscais e até mesmo canais de relacionamento com o cliente.

Assim, além do maior controle dos processos internos, a comunicação também é feita com mais agilidade e mais segurança. Por outro lado, o gestor pode gerar backups ou cópias de segurança de todos os dados e pode também manter cópias dos seus dados em nuvem, preservando ainda mais a segurança das suas informações.
  • Redução de gastos e erros.

Ao eliminar processos manuais é possível diminuir significativamente a ocorrência de falhas humanas, bem como redução de custos de pessoal e outros reflexos positivos.

Tratando-se de sistema web hospedado em um datacenter e com escalabilidade em nuvem, pode-se ainda ter reduzidos os gastos de infraestrutura e de alguns equipamentos, bem como de gestão do departamento de TI, possibilitando ainda o trabalho home office de alguns colaboradores, cujas tarefas podem ser feitas de casa com redução de custos de transportes e deslocamentos dentre outras vantagens.
  • Melhor organização do tempo.

Como vimos, esses sistemas ajudam a coordenar simultaneamente e de maneira organizada e mais eficiente os diferentes setores, permitindo uma gestão compartilhada e ao mesmo tempo o acompanhamento do todo na gestão do seu negócio.

O uso de sistemas modernos permite que o empreendedor organize melhor o seu tempo, podendo se dedicar a adquirir mais conhecimentos e fomentar insights para o crescimento da sua empresa.

Dentre outros mais...

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, Linkedin e Pinterest e fique por dentro de mais informações sobre softwares de gestão, tecnologia e programação.

E caso queira adentrar no mundo de programação de softwares, dê uma olhadinha no nosso site crianto.com pois normalmente deixamos muitas dicas lá sobre programação de softwares ERP.

Fonte: José Carlos Fortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário