quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Teste de Software

Com apoio da documentação do projeto, é a parte onde se verifica a existência de falhas tanto técnicas e/ou de usabilidade e se o sistema está se comportando dentro dos princípios para o o qual foi planejado. Não é uma atividade que deve ser feita de qualquer forma ou por qualquer pessoa, mas sim por quem esteja realmente comprometido com o projeto.
Na etapa do teste de software, o tester procura pela existência de falhas tanto técnicas quanto de usabilidade - isso depois de ter passado pela parte da codificação do software.

É verificado se o sistema está se comportando dentro dos princípios para o qual foi planejado e da forma que foi solicitado.

Por ser uma das últimas partes em que o projeto ainda estará sob os domínios da software house, o teste de software não deverá ser feito por alguém menos experiente ou que não esteja envolvido no projeto.

Para alcançar bons resultados nesta etapa, o ideal é que sejam estabelecidos alguns procedimentos para testes, que deverão incluir:

  • O que deve ser testado;
  • Qual dado deverá ser inserido;
  • Qual o perfil da pessoa que irá testar: amador, experiente, usuário, etc;
  • Se o procedimento deverá ser repetido com variações de dados;
  • Entre outros.
Por fim, deverá ser entregue relatório constando como e quando os testes de softwares foram feitos, bem como os resultados obtidos no processo.

Diante das informações e resultados obtidos, o time tomará a medida de seguir adiante no projeto, se vendo na possibilidade de avançar para parte de implantação e treinamento ou então recodificá-lo nos locais onde foram encontradas divergências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário