sábado, 30 de novembro de 2019

Fluxo de Caixa - Conectando o Delphi no SQLServer

Delphi conectado ao SQLServer
Olá pessoal. Esse é mais um artigo da série "Fluxo de Caixa Pessoal feito com Delphi" e nele nós mostraremos a metodologia que iremos utilizar para fazer nossa conexão entre o Delphi e qulaquer banco de dados SQLServer em runtime. 

Recentemente mostramos como fazer este tipo de procedimento aqui, mas não abordamos as nuances das conexões... vamos demonstrar agora a forma mais correta de se fazer isso, com apoio de arquivos para guardar as informações e também permitindo ao usuário, mudar o nome do banco de dados sem a necessidade de alterar o código fonte do sistema.

Esta parte do projeto do Fluxo de Caixa Pessoal é formado por três etapas onde a primeira mostra sobre passar essa conexão em runtime, a segunda mostra uma forma que disponibilizamos para o usuário informar o nome do servidor e o nome do banco de dados que será utilizado na aplicação e a terceira mostra como salvar esta informação e carregando-a novamente, evitando assim que o usuário sempre tenha de informar os referidos nomes.

Com relação ao fato de fazermos a conexão com o banco de dados em runtime, é porque temos de permitir a conexão de desconexão com o banco em diversos momentos do projeto, hora para poupar recursos do hardware, hora para não deixá-lo exposto sem necessidade e também para performance da aplicação.

Bom pessoal, espero que estas dicas lhes ajudem durante o nosso curso e também durante suas outras aplicações. Qualquer dúvida, envie algum comentário aqui pelo blog ou pela nosso canal no YouTube.

Abç.

Nenhum comentário:

Postar um comentário