quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Informações do setor calçadista também precisam estar seguras


data protection
Os desafios para a proteção de dados pessoais e para a privacidade na era do Big Data foram tema de painel na tarde desta terça-feira (27/9) no II Congresso Internacional de Direito Digital, realizado na sede da Fiesp. Uma preocupação apresentada por debatedores foi a segurança dos dados na nuvem (cloud), em servidores externos às empresas, casas e outras instituições, mas a tecnologia foi descrita como necessária.

Reinaldo Nogueira, diretor executivo do Grupo de Usuários do Oracle Brasil (Oraug-BR), disse que a preocupação com a segurança dessa tecnologia é uma questão fundamental para as empresas na hora da migração para a nuvem, mas lembrou que pode haver problemas dentro do negócio. Empresas podem ser expostas mesmo que seus dados estejam em suas dependências, explicou. Há soluções para a segurança, disse, mas o primeiro mecanismo a mudar é o nosso comportamento.

“Estamos tentando pensar o futuro com os pés totalmente cravados no passado em relação à nuvem”, disse. “Há o risco, mas temos que nos atirar de cabeça.” Sem a nuvem, não existiriam por exemplo os aplicativos de transporte e de banco. “Ela tem vulnerabilidades, mas elas podem ser tratadas.” Em sua opinião, o grande ponto é que existem riscos, mas depende de nós aprender a usar a tecnologia. “Temos que absorver novos comportamentos”, disse, citando o fato de escancararmos o acesso a nós nas redes sociais, apesar de não abrirmos a porta para estranhos.


Em alusão à promoção do congresso na Fiesp, Sergio Paulo Galindo,  disse que estando na casa da indústria, seria muito importante pensar nas transformações do setor. A indústria 4.0, afirmou, vai mudar não só a forma de produzir como o produto em si. “É tempo de discutir seus impactos.”

Sergio Paulo Gallindo, presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação destacou o enorme mercado representado pela análise dos dados, no que há uma grande oportunidade para o Brasil. Novos profissionais se especializam na análise de dados, que deverá permitir ganhos multibilionários graças ao aumento de eficiência de serviços.

Veja mais detalhes e opniões dos debatedores em: http://www.fiesp.com.br/noticias/seguranca-de-dados-na-nuvem-e-tema-do-ii-congresso-internacional-de-direito-digital/

Nenhum comentário:

Postar um comentário